quinta-feira, 14 de maio de 2009

Suzana, Maria Padilha e a Oferenda

As imagens contidas neste post são obras de Rubem Valentim

Suzana a mesma do Post: Suzana os Pretos Velhos e a Pinga com Mel, que estava tentando cuidar melhor do seu lado espiritual foi conhecer outro espaço religioso “não católico”. Lá também tinha muito defumador, a batucada também era boa e as pessoas também batiam na palma da mão como nas Rodas de Samba. O espaço não era grande, não tinha arquibancadas, a Mãe de Santo era uma loira, bonitona, sacolejante, de olhos claros.
Era noite de Gira de Esquerda?”. E Suzana como da primeira vez não tinha muita noção do que isso significava. Depois de muita cantoria e fumaça a Mãe de Santo incorporou o Caboclo Ventania, que deve ser o “santo titular” da casa, depois vieram as Pomba Giras, cantando, dançando, jogando e enfeitando os cabelos, fumando.
Suzana, como muitos que estavam ali foi ter uma “consulta” com a Mãe de Santo, que já não era mais o Caboclo Ventania e sim a Maria Padilha. A entidade falou um quilo e meio de verdades para Suzana a elogiou, criticou, apontou o dedo pra ela e sorriu amigavelmente também.

- Mas você sabe por que isso acontece com você não é mesmo?
- Chatinha, sempre assim querendo irritar, as vezes nem você se suporta. É ou não é?
- Covarde, tem que ir de cabeça nas coisas e você sabe que não faz isso. Sabe ou não sabe?
- Não adianta eu abrir caminho aqui se você não melhorar essa cabeça cabeçuda, ta entendendo? Anota o que você vai fazer: ...

Suzana ouvia as coisas que Maria Padilha dizia com atenção, às vezes com raiva, às vezes meio assustada, às vezes concordando, às vezes querendo discordar mas sem poder já que se tratava de um quilo e meio de verdades. Além do quê, não deve ser muito bom se indispor com entidade nenhuma não é mesmo?
Bom, Suzana tomou um passe poderoso, pegou a listinha contendo itens e instruções para a sua oferenda e saiu esperançosa, cheirando a fumaça, muita fumaça (de defumador, cigarro e charuto tudo misturado) e já exercitando a questão do pensamento positivo.
(continua...)

 
Era pra ser Ursula. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino