terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Pra quem tem

Ouvi de uma grande amiga no final do ano passado que meu 2023 tinha começado em 2022, é verdade. Foi quando entendi que uma caixa apertadinha, dentro de um buraco, não é nem nunca foi espaço pra mim. Foi quando tive forças pra voar pra longe, quando voltei a caminhar com passos despreocupados, distraídos, malemolentes, sem a pressão diária de uma vida que não era minha. Com angústias que não eram minhas, arroubos e sobre saltos que nunca foram meus. Sem a ferocidade que eu sequer entendo. É engraçado usar a metáfora da caixa, empacotei e desempacotei muitas nos últimos meses, algumas insistem em guardar livros e utensílios não tão úteis assim. Hoje, que já é ano novo, com lista de desejos e tudo mais, sigo caminhando com a paz que vive nesse corpo. Parece que por um tempo me esqueci o quanto viver em paz é determinante pra mim.

A gente lê, imagina, idealiza e com sorte vivencia o amor. Nesse aspecto nem posso reclamar, ao longo dos meus 41 anos pude amar a ser amada muitas vezes, ainda sou. Em mais de um espaço, em relações que me são muito caras. Não as comparo entre si, só recebo e retribuo como sei e posso.

A gente também ouve sobre relações difíceis, sobre manipulação, sobre relacionamentos que se tornam tóxicos, acreditando que “com a gente não, seu João!”, mas esse é um buraco tão grande que qualquer um pode cair, e uma vez dentro dele é preciso entendimento, apoio e tanta força... Porque sair de uma caixa e escalar um buraco no escuro não é tarefa fácil. Fora do buraco me culpei por ter passado tanto tempo nele, mas as coisas são o que são, as pessoas também, e a gente leva o tempo que precisa pra entender, decidir, reagir, fugir até. E uma vez fora da caixa e do buraco tem mais um verão, com suas noites quentes, pancadas de chuva, com o recomeço de todo ano. A outra metáfora de renascer todo ano traz um alívio... Que a gente possa recomeçar, com o que temos de melhor. E que minha outra característica de não guardar mágoa se mantenha em 2023. Porque mágoa só faz mal pra quem têm.

 
Era pra ser Ursula. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino